sexta-feira, 19 de junho de 2009

Três artigos meus no Veritatis Splendor

Esta semana três artigos meus estão simultaneamente no Site Veritatis Splendor.

Um é sobre o arrabatamento de Santo Elias: para onde o carro de fogo descrito no Livro dos Reis (II; 2,11) teria levado Elias se antes de Cristo ninguém subiu aos Céus? Curiosidade teólogica, que tentei responder sucintamente neste artigo.

O outro é sobre uma questão teológica mais aguda: os "milagres" em comunidades protestantes. Seriam milagres verdadeiros? Quais as conseqüências teológicas de admitir-se como verdadeiro ou falso um milagre? Aproveito para traçar rapidamente os pontos fundamentais da Doutrina Católica sobre os milagres.

O último, que saiu hoje, já foi publicado aqui no Blog mas indico para novos leitores, sobre o banimento do latim e da filosofia no emburrecimento do brasileiro.

Boa leitura!

2 comentários:

  1. Taiguara, amei o artigo "Do banimento do latim e da filosofia à imbecilidade coletiva"! Como aluna concluinte de latim confesso que eu seria infeliz se não tivesse esse conhecimento na minha vida...E o interessante disso tudo é como o aprender latim muda a vida.Isso me faz lembrar que o saudoso professor latinista Ernesto Faria faleceu na mesma audiência que decidiu que o latim deveria sair dos currículos primários...Parabéns pelo texto!

    Abraços,
    Joyce Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Joyce,

    Fico bastante feliz que tenhas gostado do artigo e mais feliz ainda que sejas aluna concluinte de latim: ajudarás a manter viva está magnífica língua do Lácio que nunca estará realmente morta!

    Teu comentário vem justamente referendar as considerações elaboradas em meu artigo, unindo-as a teu testemunho pessoal de como o latim abre nossa mente à verdade.

    E é isso mesmo: o latim tem algo de mágico, algo de belo, um "je ne sais qua" que o torna uma verdadeira higiene mental...

    Obrigado pelo comentário e pelos elogios ao artigo!

    Continue lendo o En Garde!

    Abraços!

    ResponderExcluir