sábado, 19 de setembro de 2009

Estes dias em Recife

Semana passada, como havia dito, viajei a Recife a convite do Pe. Nildo Leal, pároco da Imbiribeira. Foram dias maravilhosos.

O Padre Nildo é uma personalidade impressionante, para o qual elogios não bastam: fiel aos seus princípios, servidor, bem-humorado, cinéfilo, piadista de primeira linha, catolicissimo, com a graça de Deus. É um bom sacerdote, daqueles que nos fazem pensar em como era a Igreja em seus tempos áureos. Foi ótimo em sua companhia, hospedado em sua casa, durante quatro dias. Entre conversas e mais conversas, pudemos falar a questão litúrgica nos dias atuais, sobre o Modernismo e a Teologia da Libertação no Brasil, a questão da Igreja no Nordeste e no Brasil, além de excelentes discussões sobre o Concílio Vaticano II - na esteira do meu livro, que ele teve a deferência de adquirir -, discussões que originaram um artigo sobre o Concílio e o Movimento do Ressourcement, que sairá no Veritatis Splendor em breve. Quando sair aviso aqui.

E além disso tudo, pude desfrutar da Santa Missa Tridentina diariamente, em sua capela privada e na celebração da Festa de Exaltação da Santa Cruz, celebração antecipada para o Domingo, em comemoração dos dois anos de entrada em vigor do Motu Proprio Summorum Pontificum, do Papa Bento XVI, que liberou universalmente a Missa Tridentina. O Jorge Ferraz - que estava ao meu lado na Missa - já publicou as fotos aqui.

Revi ainda os meus caríssimos amigos, do Regnum Christi e afins - que citei na postagem anterior -; fiz novos amigos também, conheci ótimos seminaristas (daqueles que não abrem mão de sue clergyman e de sua batina e que amam o latim) que darão excelentes sacerdotes. Acertei ainda alguns detalhes da minha incorporação ao Regnum Christi que, com as bênçãos de Deus, deverá ocorrer em Novembro, na Festa de Cristo Rei.

Enfim, foram dias maravilhosos, pelos quais só tenho que agradecer a Deus.

Não postei nada aqui semana passada tanto por causa desta viagem quanto devido a outros compromissos que me tomaram o tempo (comecei a Monitoria na faculdade, p. ex.), mas esta semana retorno às postagens, se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário